A Granha Ligas possui licença ambiental para todas as suas unidades, incluindo fábricas e minerações, priorizando o gerenciamento ambiental e as atividades empresariais de acordo com as bases do desenvolvimento sustentável.

Através do plantio de fazendas de reflorestamento a empresa colabora para a redução do desmatamento e melhora da qualidade do ar. Mantém cinturão verde entorno de toda a fábrica nas duas unidades, o qual vem sendo constantemente adensado pelo plantio de mais árvores. Esse cinturão evita dispersão de eventuais partículas em suspensão para a comunidade vizinha.

Possui sistema de despoeiramento para o seu processo produtivo, aspersão de água nas áreas de circulação de veículos e descarregamento de carvão, sistemas de drenagem, controle de efluentes líquidos, ruídos, qualidade do ar, entre outros.

CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS
O grupo Granha Ligas é certificado junto aos órgãos ambientais de acordo com suas operações. São os seus certificados:

- Licença de Operação Ambiental – Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM Unidade de Conselheiro Lafaiete

- Autorização Ambiental de Funcionamento – Conselho Estadual de Política Ambiental – Unidade de São João Del Rei

- Outorgas – Poços Subterrâneos Licenciados

- Cadastro Técnico Federal do IBAMA de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadores de Recursos Ambientais

MEIO AMBIENTE
Filtros
– A Granha Ligas possui sistema de filtros de mangas para despoeiramento do seu processo produtivo nas duas unidades, atendendo às legislações vigentes e respeitando as comunidades do entorno.
Resíduos – Os resíduos gerados são basicamente escória e pó do sistema de despoeiramento. Tem destino de acordo com a legislação ambiental pertinente, não impactando o meio ambiente.

A Granha Ligas obedece todas as legislações ambientais pertinentes.

ECONOMIA
Empregos
- A Granha Ligas prioriza a comunidade do entorno destinando e ela a maior parte de seus postos de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento da região e seu crescimento econômico.

MINERAÇÕES:
Nossa empresa possui reservas próprias de minério de manganês, de teor compatível com a produção de ferroligas, situadas nos Estados de Minas Gerais e Bahia, o que a torna totalmente integrada e a diferencia frente a outros produtores de ferroligas do mercado.

O minério de manganês extraído é consumido na produção de ligas de FeSiMn e de FeMnAC. Sua extração é realizada respeitando o meio ambiente e as leis ambientais vigentes. Suas minas buscam sempre o desenvolvimento sustentável, relacionando cuidado social e ambiental com as necessidades econômicas.

FAZENDAS DE REFLORESTAMENTO:
Além de coque metalúrgico, consumimos também o carvão vegetal exclusivamente de florestas plantadas. Para tanto, a empresa investe recursos significativos na aquisição de terras e plantio de florestas de eucalipto, com o intuito de se tornar autossuficiente nesse insumo.